Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
@ Conhecer os
diferentes tipos de gêneros textuais;
@ Construir um eixo
leitor diariamente;
@ Trabalhar a
importância de distinguir um gênero do outro;
@ Apropriar das
características dos gêneros textuais como, bilhetes, convites,
receitas e etc;
@ Entender as
diferenças familiares;
@ Compreender o
ambiente familiar em interação com a escola;
Duração das atividades
10 DIAS
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
@ O aluno deverá
ler palavras canônicas;
@ Conhecer gravuras
e rótulos;
@ Deverá conhecer
historias clássicas infantis;
@ Saber as regras
de algumas brincadeiras;
@ Manusear o
computador e usar a internet;
Estratégias e recursos da aula
@ 1° DIA
* A professora ler
uma carta, dizendo que chegaram convidados importantes
amanhã;
* Coloque a carta
no mural, e peça que as crianças falem a sua opinião;
* Convide os alunos
a sentarem na rodinha e conte uma história;
@ 2° DIA
* Pergunte se as
crianças descobriram quem irá chegar?
* Faça várias perguntas, deixe elas bem
curiosas, ex: de onde vem, como são e etc;
* Agora
mostre a figura do VOVÔ e da VOVÓ
* Apresente as
crianças um cartaz da música (O MEU AVÔ) e cante com eles;
O MEU AVÔ
O meu avô é doce como
caramelo
O meu avô é fofo como
um algodão
O meu avô tem muitas
coisas, e um castelo
De mentirinha, mas é
um bruta castelão
O meu avô conta
piadas engraçadas
O meu avô tem
"figurinhas de montão"
Muita graça, muito
riso
Meu avô sabe brincar
É tão lindo o seu
sorriso
É meu aaa aaa aaa
aaaaa.....
Avozinho, avozinho,
avozinho dá um beijo
Dá um beijo avozinho
um beijinho, meu amor
Avozinho, avozinho,
avozinho dá um beijo
Dá um beijo
vovozinho, um beijinho por favor
La la la la tchu ru
ru....
O meu avô tem um
isqueiro de vulcão
O meu avô corta
fumaça com tesoura
De mentirinha, o meu
avô é campeão
O meu avô tem dois
anéis lá de Saturno
O meu avô tem
plantação de macarrão
3° DIA
* Apresente vários
tipos de convites e explica a sua finalidade;
* O Professor
produz com os alunos um convite para a festa que vocês farão para o VOVÔ;
4° DIA
* O professor
coloca um cartaz em branco no mural, e chama os alunos para fazerem a
lista do material necessário para a festa do VOVÔ E A VOVÓ;
* Não esqueça de
fazer também a lista dos convidados;
Sugestão - deixe
que as crianças sugiram o conteúdo das listas;
5° DIA
* Peça para
que os alunos produza um CARTAZ bem legal para a festa do VOVÔ E A VOVÓ.
Sugestão - Entregue
revistas, cola, tesouras e canetinhas, explique que o cartaz será exposto no
mural da escola.
6° DIA
* Elabore com as
crianças um cardápio para servir na festa do VOVÔ E DA VOVÓ,
* Entregue para os
alunos folhas coloridas com o título RECEITA DE BOLO;
* Monte com eles
uma receita de bolo bem criativa, não esqueça de deixa-los à vontade para criar
o bolo;
* Peça para que os
alunos colem A RECEITA DO BOLO em uma cartolina;
* Depois cole
figuras de produtos usados na receita;
7° DIA
* Leve os alunos
para o computador e sugira que eles escrevam uma carta para O PAPAI;
* Fale sobre a
festa surpresa que estão preparando para O VOVÔ E A VOVÓ;
* Treine a carta
com os alunos na atividade abaixo
8° DIA
* Peça que as
crianças tragam de casa uma garrafa pet transparente seca;
* Faça um texto
instrucional no mural da sala de aula e explique como se faz uma
lembrançinha para a festa do VOVÔ;
* Mostre o passo à
passo da lembrançinha;
* Cada criança
deverá fazer a sua lembrançinha;
9° DIA
* prepare as
crianças para criarem uma poesia, ensine as características da poesia e
entregue à elas uma folha de 40 kl. colorida;
* Não esqueça de
pedir que elas façam primeiro em um borrão, depois copie para folha colorida e
pode desenhar;
* Exponha as
poesias no mural da sala;
* Entregue para
cada criança colorir uma folha com os diversos tipos de família, depois junte-as
e conte a história;
10° DIA
* O grande dia
chegou, prepare a sala para a festa do VOVÔ E DA VOVÓ;
* Confeccione os
fantoches do VOVÔ E DA VOVÓ;
* Prepare as
crianças para o evento da festa;
* O importante é
saber que durante estes 10 dias de aulas, as crianças aprenderam gêneros
textuais;
* E aprenderam
também, a importância da FAMÍLIA para nossas vidas
Recursos Complementares
@ Leve os alunos a sala
de informática da escola e apresente a eles a WEBQUEST sobre a família,
faça o passo à passo;
@ Assista com os alunos
a história da turma da Mônica ( o sumiço das mães)
@ Quebra-cabeça da
FAMÍLIA, é ideal para memorização;
@ Descubra a árvore
genealógica da FAMÍLIA
@ A mamãe mandou você arrumar o seu quarto e estudar, faça isso
brincando;
Avaliação
@
PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS;
@ INTERAÇÃO
COM OS COLEGAS;
@
REPRESENTAÇÃO DA FAMÍLIA NO NOSSO MEIO;
@ CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS
TEXTUAIS;
@ A IMPORTÂNCIA DO
GÊNERO TEXTUAL EM NOSSO DIA-A-DIA;
Nenhum comentário:
Postar um comentário